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domingo, 14 de julho de 2013

Cereais Matinais


Qual comprar quando estamos no mercado, e nos deparamos com aquelas prateleiras cheias com os mais variados pacotes? Como fazer essa escolha? Pelo sabor? Preço? Pelo que passou na propaganda? Pela cor das embalagens? Que tal pelas características nutricionais?



O assunto já tem muitos detalhes a serem comentados. Então para não ficar extenso demais vou direto ao ponto: as comparações.

Fiz uma pequena e breve pesquisa e já pude notar algumas coisas úteis.

Esses cereais são adicionados de vitaminas e minerais, o que é interessante.
O cereal Kellog's Sucrilhos é o único entre os avaliados que não possui fibra!
O que mais tem fibra, dentre os cereais comuns (sem ser aqueles que dizem ser ricos em fibra como Kellness ou Fibra Mais) é o Nesfit da Nestle.
O Kellog's Corn Flakes contém o maior teor de Sódio.
A tabela abaixo ajuda a visualizar isso:



Surge sua dúvida: "Ah, mas só tem essas três?" Não coloquei as outras porque a tabela ficaria enorme e estão bem parecidas em todos os nutrientes, por exemplo a fibra, entre 0,6 e 1,4g.

 Além disso: Sucrilhos, Corn Flakes, Sucrilhos sabor chocolate, Sucrilhos Power e Froot Loops não são adicionados de Cálcio. Nesfit, Moça Flakes, Snow Flakes, Nescau Cereal e Crunch Cereal, decidiram melhorar um pouco e incluíram o Cálcio na receita.

E olha ali o Sucrilhos ganhando também em quantidade de açúcares!

Agora veja alguns com sabor chocolate:



Como se não bastasse, o Sucrilhos está praticamente cantando como um manifestante: "Olha eu aqui de novo!" Com mais Sódio e nenhuma fibra. 
E então você como bom observador percebe o Sucrilhos Power e fala: "Agora sim, tá aí um produto bom com gosto bom!" A Kellog provavelmente resolveu tentar corrigir lançando esse. Legal!! Será mesmo? Leia os ingredientes de cada um:

SUCRILHOS: Milho, açúcar, malte, sal, ácido ascórbico (vit C), nianinamida (niacina), ferro reduzido (ferro), óxido de zinco (zinco), cloridrato de piridoxina (vit B6), riboflavina (vit B2), mononitrato de tiamina (vit B1), palmitato de retinol (vit A), ácido fólico e cobalamina (vit B12). Contém glúten. O milho utilizado neste produto contém traços de soja.

SUCRILHOS POWER: Farinha de milho enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, cacau, massa de cacau, sal, ácido ascórbico (vit C), palmitato de retinol (vit A), niacinamida (niacina), ferro reduzido (ferro), óxido de zinco (zinco), cobalamina (Vit B12), cloridrato de piridoxina (Vit B6), mononitrato de tiamina (Vit B1), riboflavina (Vit B2), ácido fólico, corante caramelo IV-processo sulfito-amônia, estabilizantes mono e diglicerídeos de ácidos graxos, aromatizante, corantes artificiais vermelho altura AC e azul brilhante FCF.

Algo chamou sua atenção? É. Todos os de sabor chocolate, e o Froot Loops (colorido) contêm corantes, estabilizantes e aromatizantes.

Gostaria muito de comparar ainda sobre os orgânicos, os realmente ricos em fibras, e outros que contêm mais do que flocos de milho, mas o post ficaria longo e se tornaria chato de ler.

Qual a conclusão disso tudo??? Excluir estes deliciosos e práticos cereais da alimentação? Nem todos, basta apenas ficar atento ao conteúdo de cada um.

SABOR CHOCOLATE: O Crunch Cereal, apesar do aromatizante e do antioxidante, não tem corantes. E ainda possui apenas 61mg de Sódio. A quantidade de fibra está na média (1,4g) e possui metade do Cálcio (60mg) em relação aos outros, mas ainda vale a pena.

Caso você não coma cereal sabor chocolate, a decisão é bem mais difícil. Por incrível que pareça, o Nesfit, que seria a melhor opção, possui conservantes, e o tão criticado Sucrilhos não!

SUGESTÃO PARA SEGUIR: esqueça o Kellog's Corn Flakes e o Sucrilhos sabor Chocolate (campeões no Sódio). Além disso, varie seu cardápio! Acrescente por exemplo um pouco de granola, aveia, linhaça, pedaços de frutas no seu prato com cereal. 

UMA IDEIA: coloque metade do seu preferido e a outra metade daqueles ricos em fibras mas nem tão ricos no sabor (faço isso e o "sacrifício" vale a pena, além de saciar mais a minha fome). 

OUTRA: Mesmo você que adora, não torne o consumo destas "caixinhas" um hábito diário. Mude para pão integral de vez em quando! Assim o café da manhã não fica monótono nem perigoso para a saúde. Nosso organismo agradece a variação de nutrientes!
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