Twitter

www.twitter.com/docesenutricao

sábado, 12 de outubro de 2013

E o Sódio?

Você está fazendo suas compras no mercado quando se depara com um produto novo. Um biscoito salgado, que anuncia ser saudável, saboroso, prático, etc. Você:

a) acredita e compra
b) confere se a marca é boa
c) lê de novo as vantagens do produto
d) reflete se tudo aquilo é mesmo verdade



Para quem tem dificuldade em controlar a pressão alta, é essencial conferir a tabela nutricional, principalmente desses produtos que dizem ser saudáveis.
Como sempre, toda vez que vejo algo assim a primeira reação é desconfiar. Depois, olhar o rótulo. Ah, você não sabe quando um fabricante está te enganando? Vou ajudar.



Na foto acima, o último item é o Sódio. 242mg. É muito. Compare:


A qualidade da foto não está boa, mas a quantidade de Sódio da rufles é 129mg. Comparando na mesma quantidade, a rufles tem 139mg. 139! O tal biscoitinho saudável tem 242 em 27g de produto! Um que pode ser comparado também é o biscoito torcida, aquele que te deixa com as mãos "engorduradas e cheias de sal":



Ou seja, o tickrocs tem mais fibra, menos gordura, mas  quantidade de Sódio parecida... o torcida tem 285 em 27g de biscoito.

Aí você pensa: "Mas está óbvio o que eles querem passar, menos calorias e gordura, ótimo!". Tudo bem, concordo, mas e o Sódio? Não dá pra dizer que um produto é saudável sem ele realmente ser. E está lá na primeira foto: "mais saudável". Como um produto reduz alguns itens da tabela nutricional mas deixa outros altíssimos e ainda diz ser saudável? Não dá! É como se ignorassem completamente que o Sódio é importante na alimentação. Claro, pois todos estão preocupados com as gordurinhas a mais. Mas de que adianta ter menos gordura e continuar com problemas de saúde?????

Minha intenção aqui foi mostrar que não podemos acreditar que só porque o produto tem aparência saudável e embalagem bonita, ele necessariamente fará bem para sua saúde, alertando principalmente quem tem pressão alta.
Fique de olho! E só para registrar, não estou sugerindo que passe a se entupir de rufles ou torcida, ok? :)

Nenhum comentário: