A partir do século XX, com novas tecnologias, o ácido ascórbico recebeu esse nome (popularizado depois por vitamina C) e foi encontrado em vários alimentos.
Esta vitamina ajuda no funcionamento das células, sendo importante na formação do colágeno, na cicatrização e no combate aos radicais livres. Na falta dela, a pele é quem mais sofre.
Ou seja, numa visão mais ampla e simples, o interessante é que além de fortalecer o organismo contra infecções, a vitamina C participa no processo de renovação e proteção da pele.
A recomendação diária (consultado na ANVISA) da ingestão do ácido ascórbico é de 45mg por dia para adultos (mas tem recomendação de 30 a 60mg). Isso equivale a mais ou menos meia manga, 2 acerolas, 2 laranjas, 1 a 2 sucos de limão (porque consumir limão sem ser em suco é um pouco difícil), meio caju, meia goiaba.
Todos essas quantidades são aproximadas, mas o que está comprovado é que a acerola, o caju e a manga têm ainda mais vitamina C que a laranja.
Mas não só nas frutas encontramos vitamina C. Verduras e legumes também são boas fontes, como pimentão, brócolis, tomate, couve, entre outras. Para estes alimentos, atingimos a recomendação diária com 4 colheres de sopa de brócolis ou 2 tomates ou 3 colheres de sopa de couve ou 4 colheres de sopa de pimentão, tudo em quantidades aproximadas.
Um detalhe: a vitamina C ajuda na absorção do ferro pelo organismo. Ou seja, quando consumir alimentos com ferro, ou se precisar aumentar a quantidade de ferro por dia, seja por alguma doença ou recomendação de um nutricionista, não esqueça de acrescentar na refeição fontes de vitamina C também!
Então, tente combinar os alimentos para conseguir o mínimo de vitamina C por dia, para ter todos os benefícios que ela proporciona!
2 comentários:
O excesso de vitamina C pode causar algum problema serio? Por exemplo, tomar 5gramas de vitamina C por dia ao invés de 45 mg como recomendado pela Anvisa.
Oi!
Algumas pesquisas mostraram que não há problemas com o excesso, mas outros relataram problemas renais se consumirmos mais de 1g/dia (risco de cálculos renais). Então, melhor não abusar. Isso só reforça a velha frase: tudo que é demais faz mal!
Postar um comentário