Twitter

www.twitter.com/docesenutricao

terça-feira, 15 de março de 2011

Óleo para fritura


Algumas pessoas me perguntam: "Qual o melhor óleo para fritar?"
O que costumo responder é: "não frite!". Mas como às vezes fica difícil resistir dou a sugestão:

Use o óleo de soja para frituras. Por que?
Porque com o aquecimento, o óleo perde algumas propriedades como vitamina E e os ácidos graxos essenciais (quanto maior o tempo de fritura, maior a perda). O óleo de soja é o que tem menos benefícios, comparando-se com os outros tipos de óleo vegetal. E por esse motivo, utilizar óleo de girassol, ou mesmo o de canola (considerado o melhor óleo vegetal) pode ser um desperdício de dinheiro, pois de que adianta comprar o melhor óleo se os benefícios são perdidos? Isso serve também para o azeite. Algumas pessoas usam para fritar, o que não é indicado, novamente pelos mesmos motivos das perdas dos compostos que possui.

O sabor é diferente? Sim. O azeite dá mais sabor, e até mesmo os outros óleos que eu citei antes. Porém não se pode pensar apenas no paladar. A vida moderna nos tornou consumidores de refeições rápidas, prontas e nem um pouco saudáveis. Então por que não tentar evitar alguns pequenos exageros para ter mais qualidade de vida? Óbvio que não vai ser a mesma coisa, mas o ser humano é capaz de se adaptar, assim como nosso paladar.

 Não quer deixar de sentir o gostinho saboroso? Não tem jeito de abandonar o azeite na fritura? Reveze. Assim você vai economizar no azeite e os outros óleos, e aproveitá-los muito mais para usar no prato já pronto e ainda se beneficiar com suas propriedades boas. Use o azeite para fritar somente em ocasiões especiais (ou se conseguir, nunca frite!) e sem perceber estará economizando e ganhando saúde!

Um comentário:

Anônimo disse...

Respondendo: acho que criri um link para seguirmo-nos uns aos outros...