Twitter

www.twitter.com/docesenutricao

domingo, 7 de abril de 2013

Sobre o documentário - parte 3

TECNOLOGIA E O TEMPO

Arte: www.leandroavelino.blogspot.com

Facebook, twitter, playstation, wii, xbox, pc, tablet, smartphone, TV HD 3D com canais infinitos, etc. São tantos atrativos que às vezes fica difícil dar conta de todos. As informações estão cada vez mais rápidas e instantâneas, e nós cada vez mais ansiosos por novidades. Nos acostumamos a tantos passatempos e "necessidades" atuais que não sobra muito tempo para por exemplo conversar com os familiares, ou para praticar uma atividade física, ou mesmo apenas passear.

E com essa falta de tempo, as crianças são influenciadas, pois também são inseridas em todas essas atividades. Crianças com 5 anos de idade já possuem seu celular, seu notebook e até perfil nas redes sociais.

Concordo que as coisas mudam, o estilo de vida de 30 anos atrás não pode ser o mesmo de hoje. Mas é possível frear a influência que as atividades adultas exercem na vida das crianças. Elas precisam ser ciranças. "Postar" na internet, "twittar", enviar sms de cinco em cinco minutos não é algo muito condizente com a infância.

Mas por que entrar nesse tipo de discussão? O que isso tem a ver com a obesidade infantil? Bom, o tempo gasto com as "atividades modernas" é cada vez maior, e consequentemente as brincadeiras de criança (além de desenvolverem intelectualmente ajudam fisicamente) acabam ficando em segundo plano, ou são esquecidas, pela falta de "tempo". Quanto mais exercícios praticados (as velhas brincadeiras saudávis, como passear, andar de bicicleta, se divertir com amigos), menor as chances dela vir a apresentar problemas de saúde quando adultas, ou mesmo em um futuro próximo, dentro de alguns anos, como mostrado no filme.

Nenhum comentário: